7faces.
Edição especial. "Variações de um mesmo tom: diálogos sobre a poesia de José Saramago". Julho de 2011.
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Organização
Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Projeto gráfico, editoração eletrônica e diagramação
Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Conselho
editorial para esta edição
Profa. Dra.
Aurora Gedra R. Alvarez (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Prof. Dr.
Carlos Reis (Universidade Aberta de Lisboa), Profa. Dra. Conceição Flores
(UnP), Prof. Dr. José Rodrigues de Paiva (UFPE), Prof. Dr. Gerson Luiz Roani
(UFU), Profa. Dra. Maria Edileuza da Costa (UERN), Prof. Dr. Márcio de Lima
Dantas (UFRN), Prof. Dr. Márcio Muniz (UFFS), Prof. Dr. Miguel Alberto Koleff
(Universidad Católica de Córdoba)
Páginas
232
Formato
edição eletrônica
Autores desta edição
Carlos Reis, Fernando J. B. Martinho, José Rodrigues de Paiva, Sandra Ferreira,
Jorge Valentim, Lucas Antunes Oliveira, Rosidelma Pereira Fraga, Maria Elena
Legaz, Hilda Orquídea Hartmann Lontra, Elielson Antônio Sgarbi, Luciana
Stegagno Picchio, Soares Feitosa, José Saramago, Horácio Costa.
Encarte
Encarte
Encartado a
esta edição foi publicado o ensaio "Um ensaio itinerante para ler José
Saramago: paisagens", de Pedro Fernandes de Oliveira Neto. Para
acessá-lo, clique aqui
Descrição
Depois de
publicado Terra do pecado, em 1947, seu primeiro romance, José Saramago
passaria um intervalo de quase vinte anos sem publicar nenhum outro livro. O
que não quer dizer que o escritor durante todo esse tempo não tenha escrito. Do
contrário. Inéditos expostos em "A consistência dos sonhos", exposição
organizada pelo curador espanhol Fernando Gómez Aguilera, deu contas de que
nesse período Saramago foi tão polígrafo quanto no período no qual se consagra
escritor. Esboço de poemas, contos, romances inacabados, resenhas, crônicas,
peças de teatro, enfim, uma leva de materiais escritos que dão contas de um
Saramago que buscava, em todos os territórios da escrita, um lugar próprio. E o
encontrou. Tardiamente, como romancista. Mais precisamente em 1980, com o
romance Levantado do chão. Antes, porém, depois do longo verão das
publicações, a 'reestreia' se dá em 1966, e vem através de um gênero no qual o
autor nunca será reconhecido pelo tal: a poesia.Entretanto, da extensa obra
deixada por José Saramago que temos conhecimento, convém sublinhar que, também
a poesia, se constitui num naco significativo no âmbito do conjunto completo da
sua produção literária. Para efeito, citem-se: Os poemas possíveis -
o referido livro de 'reestreia' literária do escritor, publicado naquela que, à
época, foi a mais importante coleção de poesia portuguesa, a coleção Poetas de
Hoje; Provavelmente alegria, em 1970; e O ano de 1993, publicado em 1975,
que é o que podemos chamar de sua assinatura oficial ao fim da produção no
gênero. Fruto de uma “fabricação poética” (para usar os termos do próprio
escritor em entrevista a Carlos Reis, 1998), todo esse material seria revisto
mais tarde por Saramago e republicado não só com um certo número de rasuras,
mas também com um certo número de emendas. Entendendo que, antes de ser
espaço-prólogo de escrita, isto é, de ensaio para composição da obra que se
estende pós-poesia, a obra poética de José Saramago tem, coerentemente, um
significado para o quadro da poesia portuguesa contemporânea e,
consequentemente, na produção literária do escritor. Trata-se, no entanto, de
uma das zonas de criação do escritor menos explorada ou pelo menos ainda não
estudada com profundidade, seja pela crítica brasileira, seja pela crítica
estrangeira. A concepção e a elaboração deste número especial da Revista 7faces pretende
chamar atenção para esta parte da obra de José Saramago e pretende ser um
espaço para um diálogo acerca desse material poético do escritor português e
recebe textos que, no seu âmbito, se propõem a discutir a poesia e aspectos
concernentes à poesia do escritor. A ideia dessa edição nasce ainda em junho de
2010. Ao longo desse período uma série de ações foi realizada, dentre as quais,
cito a inauguração do projeto "Um caderno para Saramago", a realização do concurso "Uma página para Saramago", a realização dos cursos "Um universo de José Saramago: paisagens" e "Diagnósticos do presente em José Saramago, Chico Buarque e Jorge
Reis-Sá". Esta edição que o leitor tem agora em mãos é, pois, fruto de um
esforço de longa data e coletivo e, antes de ser um trabalho de leitura para
uma face menos escura da literatura saramaguiana, uma homenagem que tem por
interesse perpetuar uma obra que foi e é um acontecimento relevante para o
universo das literaturas em expressão portuguesa.
Pedro
Fernandes
editor
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